O Projeto Nossa Nota está diretamente relacionado ao Programa Sua Nota Vale Dinheiro, da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará.

Por meio do Nossa Nota, voluntários e membros da Obra Lumen são participantes ativos da captação e cadastramento dos comprovantes fiscais no sistema da SEFAZ, que, ao final do processo, serão revertidos em recursos financeiros para custeio das atividades de evangelização e promoção humana da Comunidade.

O Projeto é acompanhado pelo Ministério Geral de Finanças da Obra Lumen, seguindo o modelo do voluntariado, nos quais os voluntários atuarão na modalidade de sua preferência (cadastramento de notas, carimbamento de lotes, entrega dos lotes na SEFAZ ou captação de notas fiscais nos estabelecimentos).

Para participar em qualquer das modalidades de voluntariado acima descritas, basta se CADASTRAR AQUI.

A espiritualidade que acompanhará o Projeto pode ser resumida pela expressão “Uma Entrega Fiel”.

Uma entrega a Deus significa abandonar-se, render-se, dar-se inteiramente Nele. Para uma verdadeira entrega, é necessária uma Confiança naquele no qual vou me entregar! Por confiarmos profundamente em Deus e na sua Divina Providência é que nos despojamos e também desejamos nos entregar a Ele.

No entanto, essa não é uma entrega passiva, acomodada, confiante somente nas ações em Deus, mas é uma entrega ativa, uma entrega fiel.

A fidelidade, que brota dessa confiança, se transforma em atitude (uma realidade ativa, comprometida). Atitude de quem assume o plano de Deus e por isso participa de sua santidade.

Assim, essa fidelidade que se apresenta em forma de atitude é para nós também via de santificação, de forma que estarei diretamente concorrendo para com a Comunidade, buscando com uma santa disposição a Deus e à minha própria santificação.

“Aquele que é fiel nas coisas pequenas será também fiel nas coisas grandes. E quem é injusto nas coisas pequenas, sê-lo-á também nas grandes.” (Lucas 16:10)

Como o evangelista Lucas nos ensina, para descobrirmos o segredo da fidelidade nos grandes sonhos e projetos de Deus para nós, é por primeiro necessário aprender a ser fiel nas coisas mais pequenas, nas coisas mais simples, mas que revelam a preciosidade e a grandeza do Amor de Deus por nós.

Nesse sentido também é a nossa espiritualidade comunitária manifestada através das pequenas coisas, como revelado em nosso Estatuto, mais especificamente no capítulo V, quando dispõe sobre a “Espiritualidade das Pequenas Coisas”, pela qual o Membro Lumen é convidado a viver a pequenez no dia a dia, a amar e servir com humildade: “Pelos pequenos gestos e iniciativas, a Luz precisa se manifestar” (Lumen Vitae, capítulo V, ponto H)

Desse modo, não somos servos ou funcionários, mas verdadeiramente colaboradores da Divina Providência, que deseja se derramar de forma abundante no meio de nós. No entanto, para isso, precisamos estar abertos e termos atitudes positivas e enérgicas, participando, assim, da graça da Providência.