Vocacional

O caminho formativo dos membros da Obra Lumen de Evangelização é denominado “Estágios de Formação e Espiritualidade” é composto por “tempos”, grupos e retiros, com propósitos definidos de vivência, objetivando a formação de verdadeiros Discípulos da Luz no mundo tão necessitado de Deus.

Os tempos estão harmonizados entre si, em unidade com o carisma Lumen e com magistério da Igreja Católica.  Compreendem-se dentro desses estágios propostas de formação, vivência e fraternidade, a serem vividas individual e comunitariamente, como tripé necessário ao amadurecimento no chamado de ser luz para o mundo.

  • Os Tempos formativos da Obra Lumen são:

Tempo Kerigma: Vivem o “Tempo Kerigma” todos aqueles que ingressam em qualquer dos grupos de acolhida, até o período de participar do Encontro Lumen Despertar. Esse tempo é dedicado à escuta do “primeiro anúncio” de Deus, constitui-se como objetivo específico do “Tempo Kerigma” a descoberta do amor de Deus, o senhorio de Jesus, da Eucaristia como centro da Igreja e da existência de um chamado próprio para cada um, levando a uma experiência diária de louvor a Deus.

Tempo Kairós: O “Tempo Kairós” se inicia com o Encontro Lumen Despertar e termina no retiro Discipulado I. O chamado específico deste tempo é prolongar o estado de graça, experimentado no Encontro Despertar, a partir da vivência da temática do retiro, que propõe a vivencia da expressão do carisma, a adoração com a vida.

Tempo Ágape: O início do “Tempo Ágape” se dá com o retiro Discipulado I, estendendo-se até o retiro Discipulado II. O objetivo deste tempo é, a partir da vivência dos dons do Espírito Santo, dispor o coração ao serviço por meio do carisma Lumen para a edificação da Igreja e do reino de Deus.

Tempo Lumen: O “Tempo Lumen” se inicia com o Retiro Discipulado II e tem seu término no Discipulado III. A partir do retiro, o Membro Lumen é convidado a migrar do grupo de acolhida para um grupo de aprofundamento, onde viverá com maior intensidade a formação, o serviço, a fraternidade e as experiências com o Carisma.

Tempo Vocare: Inicia-se após o Retiro Discipulado III e tem seu término no retiro Discipulado IV. Tempo de amadurecimento vocacional em todas áreas da identidade da pessoa: estado de vida, sexualidade e afetividade, carisma especifico.

Esse tempo é dividido em duas partes: Escola Lumen e Grupo Vocacional. A Escola Lumen é realizada através de encontros mensais com objetivo de conhecer melhor e vivenciar com mais intensidade as particularidades do carisma especifico ‘ser luz para o mundo’.

Tempo Frater Lumen: Inicia após o retiro Discipulado IV e tem seu término no retiro “Filhos da Luz”; sendo exclusivo para os membros vocacionados a uma vivência comunitária Lumen. Nesse tempo, os membros são estimulados a fazer uma experiência concreta de comunidade através da fraternidade comunitária e do modo de viver como Comunidade Lumen, contido nos raios de luz (cf. art. 60 e ss.). Nesse tempo, o membro Lumen participa do grupo Discipulado Vocacional.

Tempo Kenosis: Inicia, após o Retiro Filhos da Luz, com a Missa de investidura do membro Filho da Luz. É o tempo de auto-esvaziamento, de doação de si, para adotar um estilo de vida cristocêntrico. Tempo de viver como verdadeiros filhos da luz. Na prática, é viver para Jesus Cristo e se doar em serviço aos irmãos por meio do carisma Lumen. Tempo de encarnar na própria vida o carisma de ‘ser luz para o mundo’ através da vivência real desse carisma especifico e das suas regras vida (raios de luz) conforme o seu estado de vida.

431897_466163583468231_860693405_naa

Os grupos que compreendem os Estágios de Formação e Espiritualidade são divididos em duas realidades: Experiência Lumen e Vocacional Lumen.

  •  1. Experiência Lumen: Esses grupos tem o objetivo de proporcionar uma formação básica, sólida e eficaz para os membros.

1.1 Grupo de Acolhida: Estes são os grupos pelos quais os membros ingressam na Obra Lumen. Neles, busca-se o conhecimento básico de Deus e da Igreja. Estão espalhados nas diversas sedes e paróquias, têm uma grade formacional semelhante, contando com a liberdade de inserção de temas específicos de acordo com a realidade de cada grupo.

Com relação à faixa etária esses grupos se dividem em: Pré-jovem; Jovem; Jovens Adultos, Adulto ou Casal. Havendo uma proposta de evangelização conforme a faixa etária.

1.2 Grupo de Aprofundamento: Como o próprio nome sugere, aqui tem-se um contato mais íntimo com os temas necessários ao fortalecimento de nossa fé e à formação de um senso acerca do papel do católico nas diversas searas de sua vida. Dá-se isso com uma rica grade formacional, a ser trabalhada ao longo de dois anos.

  • 2. Vocacional Lumen: Os grupos vocacionais possuem inspiração na oração do Ângelus: Receber o anúncio, responder ao chamado e gerar Jesus para a Humanidade.

2.1 Grupo Vocacional: Tendo Maria como referencial e modelo de um vocacionado da luz, o ‘grupo vocacional’ é o local propiciador da anunciação de Cristo para a vida de cada um, num processo de autoconhecimento e amadurecimento nas áreas da identidade da pessoa (estado de vida, sexualidade e afetividade e carisma especifico), bem como tempo oportuno para o discernimento da forma Lumen e nível de engajamento que Deus chama. O tempo médio desse grupo é de um ano.

2.2 Grupo Discipulado Vocacional: Como Maria, os vocacionados desse grupo são chamados a se despojarem, de viverem o “eis me aqui, Senhor”, se lançarem numa vivencia mais intensa do carisma especifico, sendo estimulados a fazer uma experiência concreta de comunidade pela vivencia prática das regras de vida (raios de luz). O tempo médio desse grupo é de dois anos para os membros Lumen que aspiram ser membros ‘Filhos da Luz’.

2.3 Grupo Filhos da Luz: Esse é o grupo dos membros ‘Filhos da Luz’ que são estimulados a encarnar a vontade de Deus na vida, nos gestos, no cotidiano, dando sentindo ao seu “sim”, como Maria, para que o verbo se faça carne e habite entre nós, gerando Jesus pela unidade. Os membros “Filhos da Luz” são divididos em células (famílias), a fim de proporcionar uma maior vivência fraterna. Essa divisão é administrada pelo Setor de Comunidade e Vocacionados. A formação para esses grupos é permanente e periodicamente são proporcionados encontros gerais com todas as células para o fortalecimento da unidade, para a formação e espiritualidade comunitária.

 Os retiros são marcos nos Estágios de Formação e Espiritualidade na Obra Lumen de Evangelização

582722_284767228274535_1448211247_n

 Kerigma: Nesse retiro, o participante tem a oportunidade de iniciar o caminho formativo dentro da Obra Lumen de Evangelização. Na ocasião ele participa de uma experiência de amor e de fraternidade. São apresentados temas básicos, importantes para o desenvolvimento espiritual e humano que servem de alicerce para os próximos retiros. Participam desse retiro, as pessoas que estão frequentando os grupos de acolhida a pelo menos 3 meses e/ou convidados pelo Conselho Geral.

Encontro Lumen Despertar: Participam desse retiro, as pessoas que fizeram o retiro Kerigma e continuaram ativamente no caminho formativo da Obra e/ou convidados pelo conselho geral. A proposta é levar as pessoas ao encontro consigo mesmo, com Deus e com o próximo, despertando-o à vocação universal para o amor, que transforma todas as realidades. O participante passa a ser considerado Membro Lumen.

Discipulado 1: Tendo vivenciado o tempo Kairós, o membro é indicado, pela coordenação do grupo que frequenta, a participar deste retiro, onde vivenciará uma experiência com os dons efusos do Espírito Santo, momento ápice da preparação já realizada no decorrer da caminhada que terá continuidade com o novo tempo: Tempo Ágape.

Discipulado 2: Tendo vivenciado o Tempo Ágape, o membro vivencia temas importantes sobre parresia e ardor missionário com o objetivo de prepara-lo para executar com maior propriedade a sua missão, colocando a vida e suas aptidões a serviço. Após essa experiência, o membro ingressará nos grupos de aprofundamento.

 Discipulado 3: Após vivenciar o Tempo Lumen, o membro é convidado a aprofundar no aspecto vocacional. Nesse retiro é trabalhada a importância dos carismas específicos em todas as suas dimensões como resposta providencial às necessidades do mundo e da Igreja. Dessa forma, é proporcionado a oportunidade dos membros identificarem em si a vocação e iniciarem um processo vocacional dentro do carisma Lumen, pelo ingresso no tempo Vocare.

Discipulado 4: Após vivenciar o Tempo Vocare, o membro é indicado pelo Setor de Comunidade e Vocacionados a participar deste ultimo discipulado, que marca o momento de decisão da forma Lumen de ser: Membro Filho da Luz ou Membro Obra, conforme descrito neste estatuto. É realizado uma revisão de vida dentro da caminhada Lumen e trabalhado o aspecto do discernimento vocacional dentro do carisma Lumen. Os que optarem por ser Membro Obra serão encaminhados para grupos específicos e darão continuidade a sua caminhada por meio de retiros periódicos e serviços. Aqueles que optarem em ser Membros Filhos da Luz, mediante aprovação do Conselho Geral e Setor de Comunidade e Vocacionados, ingressarão no tempo Frater Lumen.

Retiro Filhos da Luz: Após a vivência do Tempo Frater Lumen e sendo convidados pelo Setor de Comunidade e Vocacionados e Conselho Geral, os candidatos à consagração, participam desse retiro no intuito de fortalecer a experiência comunitária, de solidificar a resposta pessoal ao chamado e renovar seu compromisso de busca pela santidade. Após o retiro, os membros estão aptos a seres admitidos como Membros Filhos da Luz, conforme as normas descritas nestes estatutos.