Jesus nas Ruas

A exemplo de Francisco de Assis, o projeto tem o objetivo de identificar no irmão de rua o próprio Cristo Abandonado e concretamente amá-lo. Mensalmente, realizamos uma missa seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento com os irmãos que vivem no Centro de Fortaleza. Em seguida, promovemos café da manhã, atividades diversas e partilhas de vida. O projeto conta ainda com um curso voltado para capacitar novos líderes.

Quando? Todo 4º domingo do mês

Que horas? Às 7h15

Onde? Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Praça dos Leões, Fortaleza/CE)

Alegrai-vos

Alegrai-vos

Alegrai-vos

Surgiu a partir da inspiração de uma verdade evangélica: “Todas as vezes que visitastes um destes enfermos foi a mim que o fizestes”. O Projeto consiste primeiramente em um Curso de Clown que acontece anualmente, com a duração de 4 meses. Nesse Curso, novos membros são capacitados através de formações técnicas de Clown e também são formados espiritualmente, de acordo com a nossa vocação e identidade. Após o Curso, esses membros são enviados em uma Missa e a partir desse momento, estão preparados para representar o Projeto e serem líderes de Grupos de Visitas. Realizamos também diversas visitas abertas periódicas em vários hospitais, asilos, creches e orfanatos. O Projeto hoje, também, já é realizado em Brasília-DF.

Irmã Dulce

Projeto Irmã Dulce no Lar Torres de Melo

Projeto Irmã Dulce no Lar Torres de Melo

Esse Projeto nasceu como uma extensão do Alegrai-vos. O objetivo é levar amor e alegria aos nossos velhinhos abandonados. É dar o nosso maior tesouro para os nossos amados idosos, o próprio Deus, através especialmente dos Sacramentos.

Quando? 2os e 4os Domingos de cada mês

Que horas? Às 9h

Onde? Lar Torres de Melo (Rua Júlio Pinto, 1832 – Jacarecanga, Fortaleza/CE)

Perfeita Alegria

O objetivo é proporcionar uma experiência pessoal dos irmãos de rua com Jesus, fazendo com que entendam de “dentro para fora” que não podem se conformar com a sua atual situação, mas desejar com firmeza deixar as ruas e as drogas em alguns casos. Higienização pessoal, atividades recreativas, esportivas, culturais e educativas acontecem nessa manhã, assim como um momento de espiritualidade e um almoço.

Quando? Toda quinta-feira

Que horas? Às 8h30

Onde? Casa Lumen São Francisco (Rua Conselheiro Estelita, 255 –  Centro, Fortaleza/CE)

Projeto Nossa Senhora do Silêncio na Crisma do Colégio Felippo Smaldone.

Projeto Nossa Senhora do Silêncio na Crisma do Colégio Felippo Smaldone.

Projeto Nossa Senhora do Silêncio

Trabalho realizado com os surdos, que normalmente sofrem tanto pela surdez, como pela exclusão, que muitas vezes vem pelo fato deles não conseguirem se comunicar. Sendo assim, o projeto começou um curso de LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) e faz visitas periódicas no Colégio Felippo Smaldone.

 

 

Projetos em comunidades carentes

Realizados periodicamente em comunidades que necessitam de uma atenção especial devido aos altos índices de criminalidade desses locais. Tem como objetivo fazer com que essas crianças, jovens e famílias sejam amadas e cuidadas, para que tenham dignidade em suas vidas e oportunidade de uma auto-afirmação social a qual têm direito.

Projeto Madre Teresa de Calcutá

Atende a crianças das comunidades Mouras Brasil, Oitão Preto e Morro do Ouro.

Quando? Sábado

Que horas? Às 15h

Onde? Capela Santa Terezinha (Av. Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste), vizinho ao Marina Park Hotel, Moura Brasil, Fortaleza/CE)

Projeto Santa Luzia

Beneficia crianças, adolescentes e jovens do bairro Jangurussu.

Quando? Sábado

Que horas? Às 9h

Onde? Salão Santa Luzia – Rua São Francisco, 720 – Comunidade Jangurussu (Jangurussu, Fortaleza/CE)

São Bento

O projeto atende à população da comunidade 31 de Março. Os voluntários promovem atividades de catequese com crianças e jovens, grupos de pais, atividades socioeducativas, como capoeira e reforço escolar, e bazar.

Quando? Todo sábado.

Que horas? Das 9h às 11h e das 14h às 17h30

Onde? Sede do Projeto São Bento (Rua Pintor Antonio Bandeira, s/n, Praia do Futuro, Fortaleza).

Projeto Santo Antônio

Atende à comunidade do Campo do América, em especial as crianças, os adolescentes e os jovens.

Quando? Sábado e Domingo

Que horas? Manhã

Onde? Escola Dias Macedo (Rua Nunes Valente, 809 – Meireles, Fortaleza/CE).

Projeto Trinitas

O projeto acontece semanalmente com as crianças das Comunidades Santa Teresinha, Brasília e Matadouro; sendo a cada semana em uma das comunidades. Santa Terezinha e Matadouro nos Sábados pela manhã e Brasília, no Domingo pela manhã.

Quando? Sábado ou Domingo

Que horas? Manhã

Onde? Comunidades Santa Teresinha – Travessa Salgadinho, 18A – Montese, Comunidade Brasília – Travessa Nova Aurora, 96 – Montese e Comunidade Matadouro – Travessa Matadouro, 07 –  Montese. (Fortaleza/CE).

Projeto Dom Bosco

Extensão do Projeto Trinitas, sendo que o público alvo são os adolescentes.

Quando? Sábado ou Domingo

Que horas? Manhã

Onde? Comunidades Santa Teresinha – Travessa Salgadinho, 18A – Montese, Comunidade Brasília – Travessa Nova Aurora, 96 – Montese e Comunidade Matadouro – Travessa Matadouro, 07 –  Montese. (Fortaleza/CE).

Projeto João Paulo II

Beneficia a comunidade Luxou, na Praia do Futuro e atende às crianças da região mensalmente.

Quando?1° e 3º Sábados do mês

Que horas? 9h

Onde? Rua Dr. Cesar Cals, 2547 – Praia do Futuro, Fortaleza/CE.

Outros Projetos

Bazar Lumen

Tem como objetivo a venda de produtos usados (roupas, livros, utensílios domésticos, móveis, etc) nas comunidades carentes as quais a Obra Lumen tem trabalho fixo, a preços baixos, dando acessibilidade à todos. E toda a arrecadação é revertida em benefícios dentro das próprias comunidades.

Mão Amiga

Junior, ex-morador de rua, beneficiado pelo Projeto Mão Amiga

Junior, ex-morador de rua, beneficiado pelo Projeto Mão Amiga

Visa desenvolver meios alternativos de sustento para geração de renda e inserção no mercado de trabalho para pessoas que estão à margem da sociedade. Busca-se um acompanhamento de forma personalizada, através de apoio espiritual, psicológico e material. Em alguns casos, encaminhamos os mesmos para clínicas de recuperação, em outros casos os inserimos no mercado de trabalho de acordo com as suas potencialidades e aptidões, em outros casos investimos na ressocialização através de geração de renda através de meios alternativos de sustento.

Quando? Sexta-feira

Que horas? 15h

Onde? Casa Lumen São Francisco (Rua Conselheiro Estelita, 255, Centro, Fortaleza/CE)

Profissionais Lumen

Através desse Projeto, muitos voluntários podem colocar um pouco da sua profissão e do seu tempo em favor dos mais necessitados; como médicos, dentistas, advogados, psicólogos, cabeleireiros, professores, etc. Caso você possa fazer o mesmo, entre em contato conosco. Precisamos qualificar e profissionalizar cada vez mais os nossos projetos.

Projeto Santo Afonso

Cursinho Pré-Vestibular no Projeto Santo Afonso

Cursinho Pré-Vestibular no Projeto Santo Afonso

Projeto com a finalidade de apoiar a inclusão de jovens da Comunidade do Dendê na Universidade! Trata-se de um cursinho que oferece gratuitamente aulas, que consiste em uma hora de aula ministrada por um professor voluntário, seguida por mais uma hora dedicada à resolução de exercícios pelos alunos.

Quando? Sábado e Domingo

Que horas? 09:00 às 11:00

Onde? EEFM Dom Antônio de Almeida Lustosa ( Rua Adolfo Moreira de Carvalho n°1, Edson Queiroz, Fortaleza/CE)

Natal Branco Lumen

Tem como objetivo elebrar o nascimento de Jesus, reunindo todas as crianças que trabalhamos durante o ano e crianças de mais algumas entidades e comunidades convidadas; proporcionando uma festa inesquecível para os preferidos de Jesus, assim como estimular a solidariedade, motivando milhares de pessoas que apadrinham as crianças a fazer a experiência de “ser feliz fazendo o outro feliz”. Em 2013, o Projeto alcançou 4 mil crianças de 8 cidades do Ceará e mais 3 Estados.

Para entender mais o projeto, clique aqui.

Missões Lumen

Atualmente, há Missões da Obra Lumen em João Pessoa, Rio de Janeiro e Brasília. Em cada Missão há Projetos sendo realizados.

Em João Pessoa, realizamos um trabalho periódico na Mangabeira VIII e na Bela Vista. Além de visitais esporádicas ao Lar da Providência. Mais Informações: Rayssa – 83. 8767.9094

Em Brasília, no 1º Sábado de cada mês há visitas em asilos e hospitais. E no 3º Sábado à tarde há catequese com as crianças da Comunidade Estrutural. Mais Informações: Laís – 61.9699.8547.

No Rio de Janeiro estamos apoiando os sobreviventes do Morro do Bumba e iniciando agora um trabalho com os moradores de rua. Mais Informações: Araci – 21. 8088.2434