CSF2A Casa Lumen São Francisco é a sede da Obra Lumen de Evangelização localizada no Centro da cidade de Fortaleza. As atividades promovidas no local consistem em proporcionar oportunidades de acolhimento, profissionalização e recuperação da dignidade humana, sobretudo aos irmãos menos favorecidos.

Desde 2001, a Obra Lumen realiza um trabalho periódico nas ruas e praças de Fortaleza, tendo como foco os moradores de rua que lá habitam. Com o passar do tempo, as ações desempenhadas neste meio passaram a demonstrar resultados e frutos crescentes a cada dia.

I) Amor e Dignidade

Antes de qualquer atividade, é preciso recuperar a dignidade básica dos irmãos de rua que, muitas vezes, vivem em uma situação lastimável. Possibilitamos o acolhimento, a higiene pessoal, a alimentação, o vestuário, a medicação, o descanso, o lazer, atividades esportivas, atividades educativas e culturais. Além disso, dispomos de atendimento profissional por meio de médicos, cabeleireiros, dentistas, advogados, etc.

Nesta etapa do nosso trabalho o objetivo principal é fazer com que eles se sintam verdadeiramente amados e voltem a acreditar em si mesmos, em sua dignidade. Nas ruas, normalmente são tratados com muito desprezo e abandono pela sociedade. Acreditamos que justamente através do fato de demonstrar que eles são realmente amados, é que se dará o início ao processo de reconstrução e ressocialização.

_MG_5671

II) Ressocialização

Após devolvermos a dignidade básica do morador de rua, trabalhamos no nosso foco, que é retirá-lo da situação de rua, pois somente dessa forma poderemos realmente devolver a dignidade dos nossos irmãos. Então, iniciamos um acompanhamento humano, espiritual e psicológico. Através de profissionais e pessoas capacitadas para isso, motivamos a autoestima dos mesmos, mostrando que eles não devem continuar morando nas ruas, que eles são capazes de deixar essa situação. Assim, vamos trabalhando para que seja construído um forte desejo interior de realmente sair das ruas.Constatamos em nossas experiências de Ação Social que, dentre os diversos métodos de transformação humana e social, o desenvolvimento fraterno e a espiritualidade são os que mais produzem frutos. Por meio de experiências no campo espiritual, o irmão beneficiado se sente amado e percebe que sua vida pode ter um novo rumo. Essa nossa motivação vem da nossa experiência com o amor de Deus. O amor que nos leva a sair de nós mesmos e ir ao encontro de quem necessita. Em nossa casa também oferecemos momentos de aprofundamento na fé cristã com reflexões, orações, sacramentos e partilha.

III) Mudança de Vida e Profissionalização

A partir dessa experiência sincera e verdadeira, e de uma decisão firme de deixar as ruas, é iniciado o trabalho do Projeto Mão Amiga, no qual desenvolvemos meios alternativos de sustento, assim como cursos profissionalizantes e reinserção no mercado de trabalho. Ao longo desses anos, diversos moradores de rua já saíram desta situação. Em tão pouco tempo de funcionamento, já obtivemos êxito em vários casos, pois além de proporcionar uma estrutura necessária para o desenvolvimento dos trabalhos, conseguimos acompanhar de perto, auxiliar e motivar a cada um de nossos irmãos.

Acompanhamento Integrado

Além do encaminhamento profissional e da orientação para mudança de vida, os moradores de rua recebem também acompanhamento e monitoramento de suas atividades.

Diariamente, cada morador encaminhado a um meio de sustento alternativo deve, ao final do dia, retornar à Casa Lumen São Francisco para prestação de contas. É efetuado então um detalhamento geral que consta das seguintes avaliações: quantos produtos foram vendidos, em que o dinheiro arrecadado está sendo investido, quanto está sendo gasto para a compra de mais material de venda, gastos com alimentação, etc., sempre apresentando notas e recibos dos seus gastos.

Todos os dias também é informado o ponto fixo em que estão trabalhando. Os membros da Ação Social fazem visitas aos referidos locais, apoiando-os e motivando-os, assegurando-se de que realmente estão trabalhando.

Todos os beneficiados devem ter como objetivo a saí-da das ruas e a construção de uma nova vida. Aqueles que dão esse passo são incentivados a alugar um local para morar. Nossa ajuda continua mediante a verificação de comprovante de aluguel, de que realmente estãso fora da rua.

Não faria sentido uma mudança na situação financeira e a permanência nas ruas. Há também o comprometimento com a participação em nossos momentos de oração e espiritualidade, assim como acompanhamento humano, espiritual e psicológico.

 

Gostou do nosso trabalho na Casa Lumen São Francisco? Quer nos ajudar? Visite-nos na rua Conselheiro Estelita 255, Jacarecanga, Fortaleza-CE. Ou entre em contato conosco através do telefone da sede: (85) 3252-4958 e saiba mais sobre nossas atividades.